Cronicando do Submundo

Published in Portugal - Political debates and analysis - 27 Dec 2016 02:14 - 4

http://image.prntscr.com/image/e3a5dcf7fe194d6a8c6563ea6bed9eca.png
INTRODUÇÃO
Este artigo tem alguma dose seriedade, mas não muita, pois os dados recolhidos são imprecisos e não é de confiar em que os recolheu.
 
QUESTÃO-PROBLEMA: Se colocarmos lado a lado a lação ePortuguesa em dois WebBased Mive Multiplayer Online Game mecanicamente muito similares, que resultado obtemos?
 

RECOLHA DE DADOS:

 Não se pretende com este artigo estabelecer uma mera comparação acéfala entre dois jogos quase incomparáveis. 

Digo quase por duas razões: o perfil de jogador tem de ser o mesmo (e é esta a chave desta breve recolha de dados); o eRevollution, como é mais que sabido, nasce da premissa que é o eBugpublik (nome adulterado para evitar – espero eu - o HAMMER BAN do Mestre Ferreira).

Neste pseudoestudo, foquei-me essencialmente em ePortugal (ou, pelo menos, na cidadania lusitana). Um estudo global será feito se valer a pena (que duvido que seja para o usual jogador).
Não sei se já alguém o fez, todavia, fazendo uso das ferramentas disponíveis (imprecisas e às vezes de difícil cruzamento), nomeadamente, o http://erevtools.com/ e o http://egov4you.org/ , tentei recolher alguns dados sobre ambos os jogos, mais para analisar a vitalidade dos mesmos em Portugal, do que para os comparar.

Senão, vejamos, o eRevollution não tem um ano de vida, enquanto o outro está aí desde 2007. Assim sendo, se o primeiro viverá da emoção da novidade, como namorada nova cujo corpo se começa a explorar, o segundo resiste graças ao grande número de viciados que teima em deixar morrer a conta, tal qual casamento que vive já não do amor mas da rotina.

Portanto, são verdadeiramente comparáveis? Não.
Até porque tive de fazer algumas especulações e deduções pois os dados disponíveis são desconexos.
Poderia ter ido mais longe na recolha de dados? Sim. Contudo, não me apeteceu.
Deste modo, cada um que faça a leitura que quiser.


Por mim, só quero que
não entrem em paranóia, pensando que isto pretende denegrir um em prol do outro (pelo contrário, vejo mais virtudes para um novato no eRevollution do que no outro).

Ei-los, então: 
http://image.prntscr.com/image/f9cb97b897d741e1ad4e99554ac79036.png


Ainda recorrendo ao https://www.google.pt/trends/, retirei a seguinte informação sobre ambos os jogos:

DADOS RELATIVOS AO MUNDO
http://image.prntscr.com/image/4b2b70d7d58f444a9bd2b009991b49ea.png
DADOS RELATIVOS A PORTUGAL


http://image.prntscr.com/image/63ef787ddd104a88bc24c1d565fefe8b.png

Não irei fazer grandes comentários adicionais, a não ser que me parece haver um número de jogadores em Portugal muito, muito semelhante em ambos casos e que, quiçá, são o núcleo duro um do outro.
A verdadeira análise, espero que venha desse lado.
http://fi.somethingawful.com/safs/titles/ef/f6/00168766.0001.gifhttp://fi.somethingawful.com/safs/titles/ef/f6/00168766.0001.gif
http://fi.somethingawful.com/safs/titles/ef/f6/00168766.0001.gif
Beijos e abraços e carícias.

Dos Confins do Submundo.
Psychosis

http://image.prntscr.com/image/e3a5dcf7fe194d6a8c6563ea6bed9eca.png

Support

AjkeNAjkeNAncestral

Comments (4)

Bom artigo. Quiçá o panorama ePortuguês ainda não esteja definido e possamos vir a ter muitos mais jogadores no eRev. Ou talvez, devido à similaridade de ambos os jogos, a situação não se vai alterar significativamente. Mais um ano, aí acho que já teremos outra perspetiva. PS: Amt
Bom artigo. Para quem nunca jogou o outro jogo, como é ePT lá?
Bastante semelhante em termos de atividade em dois módulos (jornalístico e militar), mais desenvolvido (mas não muito mais) no político; e terrivelmente apático na vertente social (sociedade moribunda, cada um olha por si e pouco mais).
E pelo andar da carruagem, um será a visão futura do outro?...