Publicado en Brazil - Debates y Analisis politico - 01 Mar 2016 17:45 - 4
Assine + Vote + Comente - Sua participação faz a diferença
_____________________________________________________________________________________________________________________
A regra é clara: novos cidadãos significam mais força ao país! Contudo não deve-se atribuir nem umir que essa seja a única importância para que se invista em medidas de recrutamento de novos jogadores. Quando tratamos de um universo cooperativo existem fatores tão importantes, ou até mais, que tornam a necessidade de um constante recrutamento neste universo cooperativo necessário.
_____________________________________________________________________________________________________________________
O primeiro ponto, ou problema, enfrentado em umir que o recrutamento como peça fundamental de estratégia política está na retenção de novos jogadores. É factualmente desestimulante entrar em um jogo e observar que as estruturas dele encontram-se estagnadas, que os pilares sociais, institucionalizados através de grandes partidos e unidades militares não atendem a premissa de inclusão de novos jogadores - não apenas por culpa dos jogadores, mas do próprio sistema que exige, como todo emulador social e de mercado, a existência de um princípio da inércia no que podemos chamar do movimento de uma"mão invisível" - ou de movimento de demanda e oferta - o problema é, sem jogadores para provocarem este movimento, ele simplesmente não pode ocorrer.
_____________________________________________________________________________________________________________________
O que leva ao segundo ponto essencial para criação e manutenção de uma ferramenta sólida de recrutamento, a importância de gerar demanda. Todo mercado que não possuí demanda está fadado a um ciclo descendente de crise, o que leva ao encerramento das atividades produtivas e consequentemente a evasão de capital (que poderia estar sendo gerado em território nacional). Não é raro ver empresários brasileiros investindo em terreno estrangeiro, e quem pode culpá-los? A partir do momento que suas ofertas não possuem demanda suficiente, não é racional o investimento privado em atividades que não são lucrativas - visto que a principal locomotiva para o investimento privado seja o ROI (Retorno do Investimento) positivo. Com o aumento da quantidade de jogadores, consequentemente, haverá a centralização do gráfico de salários (com mais pessoas dispostas a trabalhar, mais facilmente se atinge um ponto de equilíbrio entre a oferta de emprego e a demanda de trabalhadores), e com mais pessoas trabalhando e recebendo salários, maior é o consumo, dando ao mercado privado maior movimentação, e a parcela do capital será maior o que estimula novos investimentos e surgimento de novas empresas, possibilitando um ciclo ascendente de investimento.
_____________________________________________________________________________________________________________________
Desta maneira, o Terceiro ponto, relaciona-se com o ponto anterior a medida que está ligado a geração de novos empregos, mas ao invés da importância pura e simples da demanda, esse ponto está na arrecadação maior de tributos. Maior produção de tributos permite ao governo investir em medidas de injeção de capital o que auxiliará inclusive na retenção destes novos cidadãos através de medidas de distribuição e auxílio social. Com a injeção desse capital na própria economia, o governo acaba por produzir demanda que, como visto no ponto anterior, permite ao mercado privado o aquecimento de suas funções, sendo, como principal papel do estado, não um mediador das relações comerciais, mas um estimulador do próprio mercado.
Espero que o artigo esclareça um importante ponto que afeta diretamente a economia, o dano e consequentemente o crescimento do país.
Endosar
Comentarios (4)
Bom artigo !
Quando vc falou em Roi, me lembrei deste: http://migre.me/t9Jj1
Por isso
canta, dança, grita ô ô ô ô ô ô ô
http://migre.me/t9Jlu
votado