Publier en Portugal - Débâts politiques et analyses - 14 Dec 2016 09:03 - 5
ePortugal, 14 de dezembro de 2016, eDia 339.
Saudações caros ePortugueses,
Por meio deste artigo o Ministério das Comunicações traz a primeira edição do projeto "Coffee Break com Ministros". Hoje, recebemos o ministro de Relações Estrangeiras de Portugal, DaltonicD, que nos cedeu um pouco do seu tempo para responder algumas perguntas. Abaixo segue a entrevista. A todos uma ótima leitura.
MoC: Para começar, gostaríamos de agradecer ao ministro por ter aceitado tomar um “café” conosco. Sendo im, antes de iniciarmos as perguntas acerca do governo, deixamos esse espaço inicial para que ele possa se apresentar aos amigos e leitores que acompanham as publicações do MoC.
DaltonicD: Muito boa tarde, em primeiro lugar queria agradecer o convite, eu sou o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MoFA) português. Já trabalhei como Ministro da Educação e como Ministro das Finanças, e devo confessar que esta é a pasta de que mais gosto. Fora do governo, trabalho apenas no meu jornal, do qual muito me orgulho. :P
MoC: Ministro, gostaríamos que o senhor nos explice qual as funções do Ministério das Relações Exteriores e qual a sua importância para o país.
DaltonicD: O Relações Exteriores, ou Negócios Estrangeiros em Portugal, é quem representa o país la fora, quem "dá a cara". É um cargo de importância extrema, porque está responsável por manter uma imagem boa do país, de modo a conseguir negociar sempre as melhores condições para o mesmo.
MoC: Ser ministro de relações exteriores exige muita paciência, é preciso ter estratégia, saber mover as peças de acordo como ordena o “tabuleiro”. À vista disto, como o senhor ver o atual cenário internacional, as coisas estão ou não estão favoráveis para ePortugal?
DaltonicD: Neste momento o cenário diplomático deu uma cambalhota com a regra dos 6 MPPs. Desapareceram as super alianças e começaram a formar-se alianças regionais. Portugal está neste momento a tentar inar MPP com amigos, tendo sempre em mente que um MPP com um país em paz é inútil (visto a tbm nós estarmos em paz). Tendo em conta o decurso das conversações estou seguro ao dizer q a condição atual é favoravel para ePT.
MoC: Agora com as regras das 6 MPPs, em que países só poderão firmar tratados de proteção mútua com no máximo outros 6 países, todos terão que analisar com cuidado o cenário mundial antes enveredar por algum caminho. Como ePortugal está analisando esse cenário? Há a possibilidade de entrarmos em uma aliança logo?
DaltonicD: Portugal tem vindo a fazer uma análise delicada da atua situação, de modo a não inar nenhum compromisso em que não acredita, mas também não ficar só no meio de tantas alianças. Nós recebemos convites de todas as alianças formadas até agora, no entanto não entramos em nenhuma. A opinião do atual governo é que as alianças por vezes atrasam os países, como aconteceu na guerra ibérica, connosco e com Itália. Com isto, no entanto, não afasto nenhuma hipótese. Estaremos, como sempre, abertos a propostas.
MoC: Como tem sido as relações diplomáticas entre ePortugal e os países da nossa região?
DaltonicD: Portugal está numa relação cordial com Espanha, amigável com França, México e USA e hostil com Itália.
MoC: A TROLL é um grupo de dissidentes brasileiros que por não concordarem com certas questões políticas em seu país de origem resolveu - após uma pagem pela eAlemanha – se hospedar em ePortugal. Qual hoje a relação de ePortugal com o eBrasil? Como o senhor avalia este país?
DaltonicD: A recepção aos TROLL foi um sucesso: já se integraram completamente na comunidade, aumentando o nosso poder de fogo em cerca de 70%, catapultando-nos para o TOP 10 de países mais poderosos. Veio também confirmar algumas das nossas posições, nomeadamente a nossa relação com o eBrasil, que para responder à tua pergunta, é neste momento hostil.
MoC: O MoFA é um ministério estratégico. As decisões do ministério e a forma como ele é conduzido impactam de forma preponderante o país, sendo decisivo para sua ascensão ou derrocada no cenário internacional. Posto isto, mm algum momento, você sentiu-se preocupado de alguma forma com a responsabilidade de direcionar este ministério?
DaltonicD: Diversas vezes hesito, mas tenho tido sempre o Ancestral para me apoiar, ensinar e ajudar, portanto não tenho tido problemas de maior ordem. Diria que a pior parte de ser MoFA é não poder mandar piadas relativas a outros países, por representar Portugal, mas de modo geral é um trabalho tranquilo.
MoC: Como o senhor avalia seu trabalho enquanto ministro?
DaltonicD: Penso que estou a ir bem, mas o meu trabalho de certa forma é ingrato: é como quando vais a uma discoteca mas o teu amigo já informou as miúdas todas que és bom na cama. Até podes sacar muito, mas sabes que no fundo não merecias: essa é a relação que tenho com o Ancestral. :smile: Ou seja, todos os países nos têm em conta, acima de tudo, pela personalidade que é o Ancestral, sábio e influente, o que torna fácil lidar com as outras pessoas no panorama internacional.
DaltonicD: Muito obrigado pela incrível entrevista, excelentes perguntas - boa sorte ao MoC! Aos leitores tenho apenas a dizer que estou completamente aberto a todas as dúvidas, quer referentes ao MoFA, quer ao resto do governo e jogo, basta aparecerem no discord (https://discord.gg/HqXjxEB). Forte Abraço, fiquem bem!
Não deixe de se inscrever no Prêmio Camões de Jornalismo, para saber mais clique na imagem abaixo:
Donner
Alessandro IKlaudiostiflerAjkeNAjkeNPalmerBig Pappa WolfBig Pappa WolfBig Pappa WolfBig Pappa WolfDaltonicDKorgothAncestralAncestralAncestralAncestralHenrique DiasCommentaires (5)
Muito bom trabalho, continua.
Tens é de escolher personagens melhores que o Saltonic...
«é como quando vais a uma discoteca mas o teu amigo já informou as miúdas todas que és bom na cama»
Gostaria de saber como é que um amigo saberia tal informação.lel
Votado.
Obg Hermetic
Votado